quarta-feira, 26 de março de 2008

Live-Video: Influências e novas perspectivas do audiovisual em tempo-real


suspensao#3 luiz duVa

Maria Luiza Teodoro

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo aborda e explora as influências e características do Vjing, um termo usado para descrever as performances audiovisuais em tempo real. O artigo discute a possível linguagem da atuação ao vivo e propõe uma reflexão sobre o uso da novas mídias neste contexto. As várias influencias que deram origem ao vídeo ao vivo serão discutidas de modo a criar um panorama da situação atual do mesmo, como seu fundamento na videoarte, nos primórdios do cinema, nas performances e happening, no dadaísmo e vanguardas do início de século, nas festas eletrônicas, na utilização do sampling e das múltiplas telas, além de sua relação com a arte contemporânea.


A prática do audiovisual em tempo-real possui uma história notável, porém, pertence ainda ao universo underground, mesmo que museus e galerias tenham começado e incluí-las em seus programas. Como o vídeo em tempo-real é, muitas vezes, considerado entretenimento — associado às casas noturnas — ao invés de forma artística, torna-se difícil encontrar críticas relevantes sobre estas performances em publicações de artes. Uma das outras possíveis razões para esta falta de documentação é o fato de que, para descrever os constituintes do live cinema, é necessário levar em conta seu caráter efêmero e multi-sensorial, o que implica em articular conhecimentos de diferentes áreas (música, artes visuais, performance, etc). A falta de debate crítico mais amplo sobre o tema abordado não ajuda no desenvolvimento e reconhecimento de sua prática, ainda que no âmbito das comunidades que se dedicam à prática do VJ a discussão sobre o tema seja constante, especialmente em listas especializadas na Internet, conforme será retomado adiante.

O Vjing propriamente dito é um fenômeno muito recente [menos de trinta anos], resultado de evoluções importantes no campo social, artístico, cultural e tecnológico. Portanto, pensá-lo inclui olhar para várias referências. Mas, o fenômeno não seria compreendido se observado somente a partir de sua história recente e da cena moderna. Para uma melhor compreensão acerca do assunto precisamos fazer uma busca sobre suas raízes e influencias. Elas remontam ao surgimento do cinema, passando pela televisão e pelo vídeo, e ainda complementada pelas artes performáticas, digitais e cultura clubber.

O termo VJ surgiu provavelmente no final da década de 1970 e sua origem verdadeira é incerta. Algumas fontes evidenciam sua inauguração no clube Peppermint Lounge, em Nova York; outras mencionam o UFO CLUB, em Londres. Há, ainda, os que afirmam que foi um termo criado no início dos anos 1980 para descrever os apresentadores de video-clips da MTV norte-americana. A palavra Jockey, referente aos montadores de cavalos, descreve muito bem o VJ – Visual Jockey – pois um jockey monta vários tipos de cavalos, sabe improvisar e precisa ter bom conhecimento e domínio do cavalo. Pela falta de precisão da data de seu surgimento, acredita-se em aparecimentos simultâneos e em diversos ambientes, tratando-se então de um processo análogo ao surgimento do vídeo no fim da década de 1960.

texto integral:

http://ciberexpressando.blogspot.com/2007/06/live-video-influncias-e-novas.html

Arquivo